6 passos para se tornar escritor(a)

Live com 6 passos muito importantes para que você coloque de uma vez por todas o projeto do tão sonhado livro no papel e se tornar um(a) escritor(a).

Passo 1: PREPARAÇÃO PARA A ESCRITA

– Escolha um tema, uma ideia central. Escreva, anote, rascunhe e colha outras referências. Faça um planejamento, utilize mapas mentais para organizar tudo isso.  

– Defina, sumarize os capítulos. Faça um brainstorm (tempestade) de ideias  colocando 3 ou 4 ideias centrais. Comece pelos capítulos que tem mais facilidade para evitar o temor da página em branco.

– Trace um plano de ação: defina os objetivos e prazos. Escreva 1 hora/dia, 1.000 palavras/dia, entregar 1ª versão em 90 dias. 

* Dica extra: Tenha uma pessoa que vai ter motivar, levar para o próximo nível. Assuma um compromisso público.

Passo 2: PRIMEIRA VERSÃO

– É hora de colocar todo o planejamento em prática. Escreva sem julgamentos e sem ficar corrigindo o tempo todo. Se surgirem novas ideias, anote em outro arquivo/papel. O seu objetivo principal é hegar ao fim da história. Só assim você avançará para os próximos passos/etapas.

Passo 3: REVISÃO E REESCRITA

– Revisar é o processo de correção dos erros de ortografia. Não se preocupe. Quem nunca teve um erro ortográfico, que atire a primeira pedra.

* Dica extra: nunca revise/corrija seu texto após a escrita de seu capítulo. Faça um intervalo de 3, 4 dias  para que possas fazer uma revisão tranquila, sem julgamentos e sentimento de apego ao texto.

– Reescrever é um processo de melhoria elimninando a prolixidade com o objetivo de deixar o texto mais fluído e menos cansativo para o leitor. Após esse processo é normal que se tenha a redução de 10 à 15% dos textos. Mas tenha o cuidado e evite o perfeccionismo. Se vencer essa etapa, você já pode se considerar um(a) escritor(a), pois os próximos passos podem ser realizados por uma editora.

Passo 4: DIAGRAMAÇÃO

– Processo de transformar, organizar e distribuir textos/imagens deixando arquivo pronto para a impressão em gráfica. Um boa diagramação deve respeitar a hierarquia de conteúdo/elementos textuais.

Passo 5: DESIGN DE CAPA

–  Uma boa imagem ajuda a vender melhor seu livro, por isso invista em um bom design de capa do seu livro. Isso aguçará o(s) seu(s) leitor(es) a adquirirem seu livro. Lembre-se que seu livro é um cartão de visitas, por isso, a primeira impressão é que fica.

Passo 6: PUBLICAÇÃO

– Para a publicação é muito importante os registros do ISBN (registro único e internacional do seu livro), Ficha Catalográfica (para categorização do seu livro nas livrarias) e Direitos Autorais (para assegurar que ninguém utilize o seu conhecimento idevidamente).

– Um livro pode ser publicado em gráficas/editoras físicas ou em plataformas de autopublicação, como por exemplo Clube dos Autores, Uiclap e Bok2. 

– Uma terceira opção é você investir em audiolivros. Hoje muitas pessoas preferem essa opção com o objetivo de adquirirem conhecimento, otimizando seus tempos.

E você? Quer publicar sua história? 

Nós acreditamos que toda boa história merece ser contada, inclusive a sua!

Fale com a nossa equipe nos canais de comunicação abaixo:

Search

Recentes

CONECTE-SE